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Dia 14 de agosto é comemorado o dia do Cargiologista. Este dia tem como objetivo reforçar para a população a importância desse profissional, bem como quais são os cuidados necessários e indispensáveis para a saúde do coração, com foco na prevenção de possíveis doenças cardiovasculares.

Os exames cardiológicos devem ser realizados com frequência, já que as doenças que acometem o coração são muitas e algumas, silenciosas. As doenças cardiovasculares causam o dobro das mortes provocadas por acidentes e violência. De 2004 a 2014, as enfermidades foram responsáveis por 3.493.459 óbitos, o que representa 29% do total no Brasil. Esses dados podem ser conferidos ao acessar o cardiômetro, uma iniciativa da Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).

As doenças de ordem cardiológica mais comuns são:

  • Arritmia cardíaca;
  • Hipertensão;
  • Hipotensão;
  • Sopro no coração;
  • Infarto;
  • Estenose mitral; 
  • Insuficiência cardíaca.

 Alguns cuidados são básicos, mas fundamentais, como:  

  • Uma boa alimentação rica em frutas e verduras,
  • A prática de exercícios físicos sempre com orientação de um profissional,
  • Dormir em torno de 8 horas por noite,
  • Consultas e exames regulares para estar sempre em dia com o seu corpo.

 

Dicas para manter o coração saudável

 

1 – Visite o cardiologista e faça exames frequentes: Realizar exames regulares ajuda a prevenir doenças e facilita os tratamentos quando necessários.

2 – Acrescente alimentos saudáveis à dieta: Opte por castanhas para os seus lanches. Elas contêm com ômega-3, que previne entupimento das artérias. Abacate, salmão e brócolis são outros bons alimentos para incluir em sua dieta.

3 – Relaxe: Você sabia que o estresse é inimigo do coração? Comece cortando os aliados do stress, fique uns 15 minutos sem conexão com celular, tablet e TV e vá aumentando até ter uma hora ou duas de tempo relaxante ao dia. O estresse aumenta a pressão arterial, o pulso cardíaco e os níveis de hormônios que podem prejudicar o organismo.

4 – Ache um amigo do coração: Os profissionais de saúde sempre orientam a caminhada de 30 minutos ao dia. Mas nem todas as pessoas se empolgam tão facilmente. Fazer exercícios com companhia aumenta as chances de continuar fazendo. 

5 – Abandone o cigarro: Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), a cada ano mais de cinco milhões de pessoas morrem no mundo por causa do cigarro. O tabagismo está relacionado a mais de 50 doenças – sendo responsável por 30% das mortes por câncer de boca, 90% das mortes por câncer de pulmão, 25% das mortes por doença do coração

6– Durma bem: Pessoas que dormem menos de sete horas por noite têm mais elevações de pressão arterial e níveis mais altos de cortisol tornando as artérias mais vulneráveis ao acúmulo de placa bacteriana. Pesquisas mais recentes mostram que pessoas que não dormem o suficiente são duas vezes mais prováveis de morrer de doença cardíaca.

7 – Mude seus hábitos de alimentação: Uma dieta pobre aumenta muito o risco de obesidade e diabetes e, por tabela, problemas no coração. Procure alimentos bons pra você, sejam legumes, frutas, grãos integrais, frutos do mar, carnes magras, leite desnatado, ovos e feijão.

Mesmo com todas essas considerações na maioria das vezes, é necessário a intervenção e/ou a suplementação de algum fármaco, seja ele de origem animal, vegetal ou sintética.

Para contribuir com a saúde do coração e do sistema circulatório, a EFICÁCIA FARMÁCIA selecionou alguns ativos para estar auxiliando nos tratamentos convencionais.

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BERGAVIT: Ativo 100% natural padronizado em flavonoides específicos, com ação de reduzir o acúmulo de triglicerídeos e diminuir a síntese e o transporte do colesterol para os tecidos, além de aumentar a eliminação de gordura nas fezes. Indicado para:

  • Controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos;
  • Redução do risco cardiovascular;
  • Coadjuvante no tratamento de síndrome metabólica;
  • Redução do acúmulo de gordura nas artérias;
  • Diminuir o colesterol ruim;
  • Aumentar o colesterol bom.

 

 

RESVERATROL NANOPARTICULADO TRANSDÉRMICO: Quem já ouviu dizer que 1 taça de vinho a noite, faz bem pro coração??? É verdade!!! O vinho tinto é rico em polifenóis, principalmente o resveratrol, um potente antioxidante que combate os radicais livre e auxilia na saúde cardiovascular. Estudos recentes demonstram que a utilização do resveratrol micronizado e incorporado em bases transdérmicas, possui efeito acima de 1000 vezes maior que a utilização por via oral. Indicado para:

  • Reduzir a agregação plaquetária (trombose arterial);
  • Diminuir o colesterol ruim;
  • Reduz a resistência e melhorar a flexibilidade dos vasos sanguíneos;
  • Recuperação de atletas que realizam treinos intensos diariamente.

  

 

ÔMEGA 3: Dentre as tantas funcionalidades do ômega 3 no organismo, a saúde cardio vascular é uma das principais. Devido à ação anti-inflamatória e a melhora dos níveis de colesterol bom e ruim, torna-se um dos compostos naturais mais utilizados pelos cardiologistas. Indicado para:

  • Melhora da função cardíaca e a pressão arterial;
  • Reduz os níveis de VLDL, LDL e o colesterol total;

 

 

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REFERÊNCIAS

POLONINI, H.C. et al. In vitro drug release ande ex vivo percutaneous absortion of resveratrol cream using HPLC with zincronized sílica stationary phase. J Chromatogr B Analyt Technol Biomed Life Sci. 2014 Feb 1;947-948:23-31

https://www.calendarr.com/brasil/dia-do-cardiologista/

https://coracaoevida.com.br/10-dicas-para-manter-o-coracao-saudavel/

Material advindo dos fornecedores.